terça-feira, 15 de abril de 2008

PRINCÍPIOS QUE REGEM A USABILIDADE

DIAS destaca os sete princípios que regem a usabilidade, dentre os quais os cinco primeiros foram descritos por NIELSEN em seu livro “Usability Engineering” (1993, p.26):

1. FACILIDADE DE APRENDIZADO: O usuário novato deve ser capaz de aprender a utilizar o sistema logo no primeiro contato, sem auxílio externo ou interno, através de consulta ao help online.
2. EFICIÊNCIA DE USO: O sistema deve possibilitar formas alternativas e mais rápidas para os usuários experientes realizarem suas tarefas.
3. FACILIDADE DE MEMORIZAÇÃO: Interface baseada em analogias com o mundo real, desobrigando o usuário intermitente a ter que reaprender o sistema a cada nova interação.
4. BAIXA TAXA DE ERROS: O sistema deve conduzir o usuário na realização de sua tarefa com o menor número de erros possíveis e se houver erros, o sistema deverá possibilitar recuperação.
5. SATISFAÇÃO SUBJETIVA: O usuário deve utilizar o sistema como uma atividade prazerosa e de grande apoio ao seu trabalho.
6. CONSISTÊNCIA: Tarefas similares requerem seqüências de ações similares, assim como ações iguais devem acarretar efeitos iguais. Dias sugere usar terminologia, layout gráfico, conjunto de cores e fontes padronizados também são medidas de consistência.
7. FLEXIBILIDADE: O sistema deve possuir interfaces adaptáveis, permitindo ao usuário customizar sua próprio mecanismo de interação ou sugerindo (interfaces inteligentes) atalhos para a execução de passos repetitivos, quando conveniente.