quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Pesquisa de Usabilidade de Smartfones

Os smartphones estão se tornando o dispositivo de uso pessoal mais popular e difundido. Com um modelo de interação baseado em gestos, voz, sensores e câmera, o smartphone propõe novos desafios ao design de interfaces.
A melhor forma de garantir a adequação de uma interface às características e necessidades dos usuários é envolvendo-os em seu processo de desenvolvimento. Um dos métodos de avaliação mais valorizado é o teste de usabilidade. Ao final do teste de usabilidade, é comum aplicar-se outro método de avaliação, como o questionário, buscando levantar dados não diretamente observáveis, relacionados aos processos mentais do indivíduo durante a interação.
Atualmente, existem vários questionários padronizados pós-teste de usabilidade como, por exemplo, SUS, QUIS e SUMI, os quais foram submetidos à qualificação psicométrica, incluindo a avaliação de confiabilidade, validade e sensibilidade. No entanto, eles variam muito em relação aos fatores de qualidade medidos (somente satisfação ou também percepção subjetiva de eficácia e eficiência), número de itens e escalas de resposta.
Além disso, os questionários existentes são essencialmente voltados para computadores. Assim, este artigo apresenta o desenvolvimento e a validação de um questionário pós-teste de usabilidade e uma escala para medir a usabilidade de aplicações smartphone percebida pelos usuários.
Com base em fatores de qualidade usabilidade identificados na literatura, no mapeamento realizado a partir de uma revisão sistemática em busca dos questionários pós-teste de usabilidade existentes e levando em consideração características específicas de aplicações móveis, foi desenvolvido um questionário inicial com 37 itens. Em seguida, foi realizado um estudo empírico com a aplicação desse questionário em 304 testes com usuários (presenciais e a distância).
Os resultados desses questionários foram analisados estatisticamente utilizando a Teoria de Resposta do Item (TRI). Com base nessa análise foram feitas alterações no questionário original, concebendo a versão atual chamada de SURE (Smartphone Usability QuestionnaiRE), e criadas uma versão resumida deste e uma escala padronizada que classifica os resultados do questionário em níveis de usabilidade para aplicações smartphone.

Nenhum comentário: